Alunos do Instituto ASPA no estado de Santa Catarina, na região sul do país, se dedicaram a uma nobre missão no dia 30 de novembro de 2024: a de recolher resíduos de pontos turísticos em São Francisco do Sul.
A atividade começou às 8h e reuniu 20 crianças e adolescentes integrantes do projeto. Acompanhados do professor Gilberto dos Reis de Souza e do estagiário Bruno Balduíno de Lima, os jovens aprenderam a separar e coletar os materiais da forma correta, isolando itens cortantes, microplásticos, isopores e outros.
Em um primeiro momento, o grupo percorreu um trajeto de mais de dois quilômetros na região do Morro do Sambaqui. Depois de uma pausa para um lanche, eles voltaram à ação.
O professor Gilberto contou ter ficado surpreso com o volume de resíduos coletados. “O índice de lixo encontrado foi muito alto. Ficamos surpresos, e os alunos destacaram a irresponsabilidade de turistas, que visitam a praia, mas não descartam os itens corretamente, os jogando, principalmente, na areia”, disse.
Gilberto também enfatizou a quantidade de resíduos trazidos pelo próprio mar. “Tem muita coisa que vem das embarcações grandes, como navios, cruzeiros e barcos de pesca. O Morro do Sambaqui é um lugar muito lindo, um cartão postal, mas, infelizmente, tem convivido com o acúmulo de lixo”.
O ASPA é coordenado por Carlos Henrique Rodrigues do Nascimento em Santa Catarina.