Sobre nós

Somos uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que trabalha pautada nos princípios da inclusão social e no desenvolvimento de crianças e jovens, através do basquetebol, com foco nas qualidades educacionais, para que se tornem cidadãos.

VISÃO

Buscamos ser uma referência nacional no desenvolvimento educacional com base esportiva no basquete. Nosso compromisso é formar indivíduos que não apenas alcancem sucesso pessoal e profissional, mas que também impactem positivamente o mundo ao seu redor.

MISSÃO

Formar, orientar e treinar crianças e adolescentes, promovendo a integração com suas famílias e amigos. Acreditamos que, através do basquete, é possível contribuir para o desenvolvimento integral de cada jovem — físico, emocional, intelectual e até mesmo profissional. Queremos que eles se tornem agentes de transformação em suas comunidades.

VALORES

Quem Somos

Há mais de 25 anos, o Instituto ASPA tem utilizado o basquete como um poderoso instrumento para formar atletas, técnicos e cidadãos. Nossa missão vai além das quadras: por meio de projetos sociais, equipes de competição e ações de cidadania, buscamos impactar positivamente a vida de crianças e jovens.

Fundado na cidade de Franca, Capital do Basquete, o Instituto ASPA nasceu com o objetivo de formar atletas. Mas logo percebemos que nossa contribuição para a sociedade poderia ser ainda maior. A partir dessa visão, expandimos nossos esforços e reestruturamos nossa metodologia para atender a comunidade com projetos de iniciação esportiva que trabalham também o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, para que se tornem agentes transformadores em suas comunidades.

Atualmente, estamos presentes em diversas cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, utilizando o basquete como uma ferramenta para estimular o crescimento pessoal e formar cidadãos conscientes e transformadores.

Estamos comprometidos em continuar impactando vidas e promovendo a inclusão por meio do basquete.

Metodologia

O Instituto ASPA adota uma metodologia fundamentada no trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de Psicologia, Educação Física, Pedagogia e Assistência Social. Essa equipe desenvolve planos de atividades que orientam os educadores, atendem demandas psicossociais dos alunos e garantem o bem-estar de todos os envolvidos.

Nosso método educacional tem como foco o desenvolvimento de agentes transformadores, e está organizado em torno de três grupos de competências fundamentais:

Pessoais

Habilidades individuais que ajudam os alunos a enfrentar desafios, liderar e crescer. Incluem o desenvolvimento de autoconhecimento, pensamento crítico e comunicação eficaz.

Interpessoais

Capacidades que promovem interação, comunicação e colaboração em equipe, incentivando empatia, respeito e trabalho em conjunto.

Tutelares

Competências voltadas ao cuidado com os outros e com o meio ambiente, promovendo responsabilidade social, diversidade e qualidade de vida.

Com base nesses três grupos, trabalhamos cada competência ao longo de quatro meses (um por quadrimestre). Dentro de cada quadrimestre, abordamos temas transversais que se conectam diretamente à competência daquele período, oferecendo aos alunos uma formação ampla e prática.

Nosso objetivo é preparar jovens para transformar suas comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor.

Temas Transversais

Os temas transversais representam um alicerce essencial na atuação das equipes multidisciplinares do Instituto ASPA. Através deles, reafirmamos nosso compromisso com uma educação que promove a cidadania, proporcionando elementos que orientam os alunos na reflexão, análise e crítica de ações pessoais e coletivas, fortalecendo seu papel como cidadãos ativos na sociedade.

Nosso objetivo é incentivar os alunos a expressarem suas opiniões, formularem perguntas e fundamentarem respostas em situações cotidianas, promovendo o desenvolvimento de uma postura crítica e socialmente consciente. Por isso, adotamos uma abordagem interdisciplinar, desenvolvendo conhecimentos ancorados no esporte educacional.

Os temas trabalhados mensalmente têm uma relação direta com o grupo maior de competências, como é possível observar na tabela abaixo:

Conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os temas transversais que trabalhamos estão alinhados a alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e foram definidos para abordar desafios comumente enfrentados pelos alunos em seu contexto social. Os ODS funcionam como um guia que orienta a seleção e a abordagem dos temas, garantindo que a metodologia aplicada esteja sempre conectada a questões globais relevantes.

Cada tema é transformado em uma vivência prática por meio de atividades que estimulam a reflexão e a participação ativa. Essas atividades exploram os domínios social, cognitivo e afetivo, mostrando que até mesmo situações simples, como um jogo de “um contra um” na quadra, podem se tornar ferramentas para a promoção de valores como a equidade de gênero.

Nosso objetivo é incentivar os alunos a expressarem suas opiniões, formularem perguntas e fundamentarem respostas em situações cotidianas, promovendo o desenvolvimento de uma postura crítica e socialmente consciente. Por isso, adotamos uma abordagem interdisciplinar, desenvolvendo conhecimentos ancorados no esporte educacional.

Abordagens de Trabalho

1. Palestra do Tema Transversal

Compreendemos a importância de manter os familiares informados e envolvidos no processo educacional de seus filhos. A transparência é um elemento essencial para o alcance de resultados positivos.

Por isso, elaboramos mensalmente um conteúdo exclusivo para os pais e responsáveis, que inclui uma palestra explicativa sobre o tema abordado nas aulas. Essa iniciativa busca ampliar o impacto das atividades, atingindo não apenas os alunos, mas também seu círculo familiar. Além da palestra, disponibilizamos um vídeo temático gravado no início de cada mês, que é encaminhado pelos educadores aos pais, mães e responsáveis.

Cada tema é transformado em uma vivência prática por meio de atividades que estimulam a reflexão e a participação ativa. Essas atividades exploram os domínios social, cognitivo e afetivo, mostrando que até mesmo situações simples, como um jogo de “um contra um” na quadra, podem se tornar ferramentas para a promoção de valores como a equidade de gênero.

Nosso objetivo é incentivar os alunos a expressarem suas opiniões, formularem perguntas e fundamentarem respostas em situações cotidianas, promovendo o desenvolvimento de uma postura crítica e socialmente consciente. Por isso, adotamos uma abordagem interdisciplinar, desenvolvendo conhecimentos ancorados no esporte educacional.

2. Atividade do Tema Transversal

As atividades transversais traduzem, na prática, como utilizamos o basquete como uma ferramenta de transformação social. No início de cada mês, essas atividades são compartilhadas com os educadores durante reuniões pedagógicas, acompanhadas de um documento em PDF contendo cinco atividades detalhadas e suas respectivas instruções de aplicação.

Cada educador deve aplicar, no mínimo, três das cinco atividades sugeridas com seus alunos. O material é flexível e pode ser adaptado de acordo com o contexto e as especificidades de cada realidade, garantindo que a experiência de aprendizagem seja relevante e significativa.

Com essa abordagem, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos, utilizando o esporte como um instrumento para formar não apenas atletas, mas também cidadãos conscientes e participativos.

Missões

A cada quatro meses, os alunos são desafiados a realizar missões que permitirão vivenciar, na prática, a aplicação das competências trabalhadas ao longo do quadrimestre. A missão é a oportunidade que os alunos têm de vivenciar a resolução de desafios, ou seja, é a oportunidade de vivenciar o que é ser um agente transformador na prática. 

Missão 01

A proposta da primeira missão é focar no desenvolvimento da competência pessoal, convidando os alunos a “Jogar no ataque”. Este desafio visa capacitar os alunos a enfrentarem eficientemente os obstáculos da vida, utilizando uma combinação de atributos, conhecimentos e elementos como autoconhecimento, comunicação eficaz e pensamento crítico para alcançar seus objetivos.

Missão 02

A segunda missão consiste em uma jornada de aprendizado que vai além das quadras. E para que isso aconteça de forma efetiva, fazemos uso das competências interpessoais com o intuito de “Jogar junto” com as pessoas que mais precisam. Lembrando que para isso temos que interagir, comunicar e se relacionar efetivamente com o outro, afim de promover um ambiente de cooperação e compreensão mútua.  

Missão 03

Já a terceira missão é o momento de colocar em prática a capacidade de compreender, respeitar e adaptar-se às demandas, incentivando a colaboração e o entendimento mútuo entre duas ou mais pessoas ou grupos. Esta missão envolve uma troca efetiva de informações, ideias e perspectivas, visando a proteção e promoção do bem-estar coletivo. Para isso trabalhamos o conceito “Jogar na defesa”.

Nosso objetivo é preparar jovens para transformar suas comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor.