Com caixas nas mãos e muita disposição, crianças e adolescentes do Instituto ASPA, acompanhados dos professores Rafael Batista e Vinícius Gomes, saíram às ruas de Araraquara para uma missão especial: arrecadar alimentos, roupas e itens de higiene pessoal para doação. A iniciativa, que mobilizou alunos e educadores, aconteceu em abril de 2025 e faz parte da metodologia do Instituto, que propõe desafios solidários como forma de aprendizado e desenvolvimento social.
A ação foi conduzida dentro da primeira missão do ano do Instituto, intitulada “Jogar Junto”. “Essa arrecadação é uma proposta da metodologia de ensino do ASPA, que integra ensinamentos sociais aos esportivos. As crianças escolhem o que pretendem arrecadar, e os professores vão conduzindo isso com elas”, explicou Leonardo Camargo, coordenador do ASPA na região de Araraquara.
Além da mobilização social, a campanha teve um desfecho saboroso. Após percorrerem diversos bairros da cidade e reunirem os donativos, os jovens foram surpreendidos com um gesto de carinho da Sorveteria Nativus, que ofereceu sorvete como forma de agradecimento. A parceria surgiu de forma espontânea.
“Ano passado, numa outra missão, eles viram as crianças pedindo as coisas no bairro e quiseram saber o motivo. Quando contamos, eles se comoveram e deram sorvete para elas. Neste ano, o proprietário fez questão de repetir a ação”, contou Leonardo.
Os itens arrecadados serão doados ao Lar Nosso Ninho, instituição que acolhe crianças com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade em Araraquara. Para os alunos, além da satisfação de ajudar o próximo, ficou a recompensa pelo esforço coletivo e a lição de que a solidariedade também pode ser divertida — e refrescante.