Das quadras à equipe: Como Kayre Belloni passou de aluno a integrante do time ASPA

Calouro no curso de Educação Física da Faculdade Única, Kayre Belloni Felix de Melo, de 18 anos, assumiu, no início deste ano, o cargo de estagiário no núcleo de Mário Campos do Instituto ASPA, localizado na Escola Municipal Vereador Weld de Souza Maia, no bairro Tangará.

Em um primeiro instante, o jovem poderia ser considerado mais um estudante que, apaixonado pelos esportes, busca obter aprendizados em um estágio relacionado ao segmento. Mas não. A história de Kayre com o ASPA começou antes de 2025 e é mais profunda do que isso.

À época com 15 anos, o garoto começou a frequentar o projeto com o objetivo de conhecer uma nova modalidade, o basquete, e aprender com ela. A conexão foi imediata.

“Eu acabei gostando muito. O Bruno e o Cecio conversaram comigo, e eu entrei de cabeça nas coisas que eles me falaram… De querer ser professor, querer fazer algo legal”, relatou.

Bruno Batista de Souza Cruz é o professor do Instituto ASPA em Mário Campos, enquanto Cecio Souza era o estagiário quando Kayre ingressou. Eles o incentivaram durante sua trajetória nas atividades e lhe mostraram as vantagens de se ensinar o esporte aos jovens. Além disso, a dupla teve um papel importantíssimo na fomentação da vontade de Kayre em se tornar um professor.

“Ele já chegou sabendo bastante coisa e com uma idade um pouco acima da que era estipulada para o projeto, mas continuou treinando com a gente. Começou a tomar gosto. Sempre foi muito respeitoso, educado e queria saber sempre mais. Nós conversamos bastante com ele e contamos que precisaríamos de um novo estagiário”, relembrou o professor Bruno.

Cecio elogiou o jovem em todas as esferas e contou sobre o surgimento da oportunidade. “O Kayre era um de nossos alunos mais velhos e estava bem à frente dos outros. Era bem diferente jogando. A gente o incentivou a sair do projeto e tirar carteira para trabalhar, mas, coincidentemente, surgiu uma oportunidade para eu dar aulas em Nova Lima, abrindo a vaga de estagiário”.

Com o aparecimento da vaga, a equipe de Mário Campos procurou alguém para assumir o posto, mas os candidatos não surgiam. Foi aí que a ideia deu as caras: Por que não o Kayre? Conversas aconteceram, e o aluno topou fazer um esforço extra para integrar o time.

Ele se inscreveu no curso de Educação Física graças a uma ponte feita por Cecio, que correu atrás de contatos, e iniciou o primeiro semestre, que veio, de quebra, com a entrada no estágio do ASPA em Mário Campos.

“Eu fiquei muito feliz quando soube que daria certo. O Bruno e o Cecio têm um papel muito importante nisso, já que o incentivo deles fez com que eu pensasse em fazer o que eu gosto. Me ajudaram bastante no processo e me ajudam até hoje”, disse Kayre.

Por sua vez, o jovem também realiza o papel de incentivador com seus irmãos Pyetro, de 15 anos, Kayte Vitória, de 11, e Sophya Vitória, de 9, que integram o projeto como alunos.

Agora, com a responsabilidade de ensinar, Kayre nutre o sonho de desenvolver uma função importante na vida dos estudantes do ASPA e, no futuro, abrir uma academia. “Quero que a minha academia tenha musculação e aulas de basquete. Talvez artes marciais também. Quero que as pessoas vejam que o caminho da saúde é o melhor que podemos seguir”.

Grata surpresa

Coordenador geral do Instituto ASPA, Thiago Palma visitou Mário Campos em várias oportunidades e conheceu a história de Kayre pessoalmente. Para ele, o caso do hoje estagiário pode ser considerado uma grata surpresa.

“Eu já o conhecia de outras visitas, e ele sempre foi um menino muito dedicado ao projeto. Como estagiário, o Kayre vem se desenvolvendo. Tem um caminho muito importante a percorrer dentro do nosso time”, afirmou.

Thiago também disse que a equipe do ASPA tem se mostrado satisfeita com tudo que vem sendo apresentado pelo jovem. “Ele tem demonstrado muito interesse e quer sempre aprender mais. Tenho certeza que a relação continuará ótima”.

plugins premium WordPress