Com a participação de ex-atletas da Seleção Brasileira e o entusiasmo dos presentes, o Projeto Basquete.com foi lançado oficialmente na manhã do último sábado, 31, em Joinville, Santa Catarina. A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto ASPA com patrocínio da ArcelorMittal, oferece aulas gratuitas de basquete para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de Joinville e São Francisco do Sul.
O evento, realizado na EEB (Escola de Educação Básica) Plácido Olímpio de Oliveira, no bairro Bom Retiro, reuniu alunos dos núcleos do projeto e também da base da ASBB (Associação São Bento de Basquetebol), que também é patrocinada pela ArcelorMittal Tuper. Além de atividades esportivas e integração entre os participantes, o lançamento contou com a entrega de uniformes e um bate-papo inspirador com dois ídolos do basquete brasileiro: Tiagão e André Bambu.

Em sua quarta edição em Santa Catarina, a ação visa não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também a formação humana dos participantes. “Estamos muito felizes, pois foi uma semana muito produtiva. Estar aqui para dar o ‘pulo bola’ ao Basquete.com é uma honra”, celebrou Thiago Palma, coordenador do Instituto ASPA.
Carlos Olívia, ex-atleta olímpico e o coordenador regional do ASPA, destacou o impacto positivo do projeto na vida das crianças e adolescentes. “Ver os meninos e meninas na quadra e tudo que o esporte vem fazendo por eles, transformando a vida deles, isso, para mim, não tem preço. Ao longo da minha carreira, eu sempre quis ter esse momento de poder passar o que eu aprendi nos meus 30 anos jogando para outras gerações”, disse.
Olívia também aproveitou para enaltecer a parceria entre ASPA e ArcelorMittal. “Quero agradecer à ArcelorMittal, que, ao longo desses quatro anos, vem agregando muito para o futuro das nossas crianças. Que elas possam ser grandes cidadãos”.
Representando a patrocinadora, o CEO da ArcelorMittal/Tuper, Sandro Sambaqui, reforçou o papel transformador do programa. “Crianças e adolescentes participam de uma integração através do esporte, do basquete, na relação social. Estamos muito felizes de ter o quarto ano desse projeto em funcionamento com os nossos parceiros do Instituto ASPA”.
Veja mais do nosso evento no vídeo a seguir:
Importância
O impacto da ação vai além das quadras. O filho de Renise Schwartz, Murilo, tem TEA (Transtorno do Espectro Autista). Desde quando ingressou no ASPA, ele tem demonstrado muita evolução, segundo a mãe. “O projeto influenciou muito na vida do meu filho. Ele está sendo muito bem atendido pelos professores. É a felicidade nossa, né, vê-lo se desenvolvendo.”
As próprias crianças também relataram como o basquete tem feito diferença em suas vidas. “Desde quando eu entrei no projeto, tenho melhorado muito o meu comportamento na escola, com os meus amigos, tudo”, contou Rayssa Vicente. Já Miguel Guimarães Valente afirmou, entusiasmado: “O basquete é um esporte muito bom, que me traz felicidade, que eu gosto de jogar e praticar”.
Para Thiago Palma, a união dos núcleos no evento foi um dos pontos altos. “Juntar todo mundo, entregar os uniformes e ver as crianças se sentirem pertencentes ao nosso projeto é fantástico”, concluiu.
Com atividades animadas, depoimentos emocionantes e a presença de ídolos do esporte, o lançamento do Projeto Basquete.com deu início a mais um ciclo de transformação e inclusão por meio do esporte em Santa Catarina.
Acompanhe mais sobre o evento do ASPA na reportagem abaixo:
(Reprodução: NDTV Record Joinville)
Veja mais fotos desse evento:





























Leia também: Alunos do Instituto ASPA conquistam medalhas inéditas nos JEMG