São 25 anos impactando a vida de crianças e adolescentes, formando cidadãos, técnicos, atletas e contribuindo de forma incrível com o basquetebol francano e nacional.
Fazer parte desta história é uma honra — primeiramente como atleta e filho de pais que sempre se comprometeram com a parte administrativa do Instituto. Minha mãe, Maria das Graças Fachada Biondi, como voluntária dedicada e, principalmente, em relação ao meu pai, Júlio Tadeu Biondi, um dos muitos presidentes apaixonados pelo trabalho de base.
Hoje, como presidente, recebendo a bola do também atleta das primeiras gerações, José Marcelo, reconheço os desafios e responsabilidades da função, mas me dedico com alegria por poder continuar colhendo bons frutos e também poder semear num solo tão fértil.
Para manter este time vencedor, nossa diretoria é composta por diretores que também já passaram e jogaram pela ASPA, e ainda outros colaboradores que tiveram o basquete como instrumento de crescimento pessoal e profissional — e hoje são referências nas mais diversas áreas.
Continuamos mantendo vivo o sonho dos primeiros fundadores do Instituto ASPA: levar o basquete e a nossa consagrada metodologia técnica e educacional para todo o Brasil. Hoje, além da Capital do Basquete, Franca, onde nascemos, estamos em Santa Catarina, Minas Gerais e, claro, em outras cidades do estado de São Paulo.
Para a concretização deste sonho tão especial, contamos com parcerias importantes de empresas e entidades que acreditam e trabalham para que o esporte seja instrumento educacional, impactando centenas de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.
Temos a certeza de que continuaremos fortalecendo os núcleos já existentes, renovando nosso compromisso com as comunidades e expandindo nossos projetos e diretrizes para outras cidades e regiões.
Júlio Biondi
Presidente: Júlio Augusto Fachada Biondi
Vice Presidente: José Marcelo Tasso Dermínio
Conselho Fiscal: Renato Rahmeh
Conselho Fiscal: Anderson Luiz do Nascimento
Conselho Fiscal: Rafael Kaminski Naves
Diretor Executivo: João Marcelo Leite
Fundado em 1998, o Instituto ASPA é uma organização sem fins lucrativos que utiliza o esporte como ferramenta de construção de valores, desenvolvendo um trabalho consistente e de excelência. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento e a formação do cidadão para a prática do bem comum, a solidariedade e a participação coletiva.
Além da formação de cidadãos, nos tornamos uma referência nacional, revelando muitos jogadores para a equipe principal do Franca Basquete, para a Seleção Brasileira e para diversas outras equipes do basquetebol brasileiro.
Nosso principal projeto, o Basquete.com, é uma iniciativa esportiva e socioeducativa desenvolvida para atender crianças e jovens entre 7 e 14 anos, prioritariamente matriculados nas redes públicas de ensino.
Com as ações do Instituto ASPA, temos proporcionado, cada vez mais, boas oportunidades para a formação de crianças e adolescentes. Oportunidades essas que esperamos ampliar por meio da celebração de novas parcerias e do fortalecimento das que já existem — graças à nossa incessante busca por um padrão elevado de gestão, que nos capacita a impulsionar a educação, o esporte e a responsabilidade social nas comunidades em que estamos inseridos.
Com este projeto, o Instituto ASPA faz do basquete um instrumento educacional, visando não só a formação do atleta, mas especialmente o olhar para a criança e ao adolescente.
O Projeto Basquete.com Unidade 2 Ano 2 realiza aulas de iniciação à modalidade basquetebol, bem como a inclusão, integração social e desenvolvimento de valores, para 468 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, nas cidades de Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba e Votorantim.
O Projeto se complementa com ações de temas transversais, que relacionam o esporte às questões educativas e visam garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento integral, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global, diversidade cultural e contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Instituto Anderson Varejão
Projeto Ídolo Social
UNIDADE 4 ANO 3
Total de alunos cadastrados no projeto
Número de pessoas nas famílias
Alunos com deficiência
Feminino | 131
80%
Masculino | 220
63%
De 2 a 4 salários
mínimos | 190
0%
Acima de 9
mínimos | 17
0%
De 5 a 8 salários
mínimos | 49
0%
Até 1 salário
mínimos | 101
0%
Com o objetivo de promover a formação continuada e garantir a excelência do trabalho executado pelos profissionais de iniciação esportiva, o coordenador regional do Instituto ASPA, Victor Shing, e professores do Projeto Basquete.com Unidade 2 Ano 2 participaram de uma clínica de capacitação em São Paulo, realizada em parceria com a Pró Basquete.
Eles participaram de aulas práticas e teóricas, que buscaram aprimorar as técnicas de ensino de basquetebol. As atividades foram comandadas por dois treinadores internacionais, o argentino Juan Pablo Figueroa e o espanhol Octavio Lafiaccola, além de palestrantes convidados.
As atividades proporcionaram uma intensa troca de experiências e atualização pedagógica por meio de uma abordagem multidisciplinar. O conteúdo incluiu desde estratégias de desenvolvimento motor até gestão de equipes.
Victor e os professores presentes atuam como agentes disseminadores desse conhecimento entre a equipe pedagógica dos núcleos do projeto, reforçando a qualidade do trabalho socioesportivo desenvolvido no dia a dia.
Os resultados refletiram-se não apenas na qualificação dos professores, mas também no impacto direto nos jovens atendidos, reforçando o compromisso do Instituto ASPA com a excelência na formação de educadores.
A clínica na capital paulista foi realizada no Complexo Esportivo Baby Barioni e recebeu convidados ilustres como Helen Luz, campeã mundial de basquete com a Seleção Feminina em 1994, e Coronel Helena Reis, secretária de Esporte do Estado de São Paulo. Elas discursaram ao público de professores presente.
A clínica teve duração de três dias, com mais de 20 horas de atividades ministradas pelos treinadores. Eles demonstraram diferentes opções de jogos, brincadeiras e dinâmicas que podem ser aplicadas durante as aulas, de acordo com a faixa etária e o nível de cada turma atendida.
Os exercícios permitiram aos professores a chance de, na prática, se colocarem no lugar dos alunos e entenderem a dinâmica e as dificuldades enfrentadas por eles.
O encontro com pais e responsáveis dos participantes do projeto Basquete.com é realizado sempre ao início do calendário de atividades, com o intuito de transmitir as diretrizes e objetivos de todo o programa técnico e educacional.
Neste momento, a equipe técnica do projeto esclarece todos os detalhes e sana as eventuais dúvidas, com o objetivo de transmitir segurança aos pais e responsáveis e garantir o comprometimento e o bom andamento das atividades com os alunos.
A integração entre pais, alunos e a equipe técnica é de grande importância na construção de um canal de comunicação que será fundamental para o sucesso do projeto e para o desenvolvimento dos participantes.
Outro tema abordado neste encontro foi a inclusão e integração social através do olhar para a criança e o adolescente, com objetivos educacionais e de formação integral, não apenas como atletas. Para isso, foi esclarecido sobre a importância da participação dos alunos nas palestras mensais com profissionais de diversas áreas (Temas Transversais), que serão contextualizadas nas atividades e com situações que acontecem nas aulas ou ficam em evidência nos meios de comunicação.
O Instituto ASPA realiza mais um objetivo e, em outubro de 2024, renova seu compromisso com as cidades paulistas de Osasco, Santana de Parnaíba e Votorantim e chega à cidade de Barueri com o Projeto Basquete.com. A iniciativa é realizada com apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com o patrocínio do Instituto CCR e da CCR Rodovias.
Para marcar oficialmente o início das atividades, foram realizados eventos de lançamento que, além dos alunos, contaram com a presença de muitos pais e responsáveis, ocasião em que os professores e gestores do Instituto ASPA aproveitaram para esclarecer os detalhes referentes aos objetivos e à metodologia do Projeto Basquete.com, que tem o olhar para o desenvolvimento integral dos alunos como cidadãos e não apenas no basquete.
Os eventos contaram com a participação do Coordenador Geral do Instituto ASPA, Thiago Palma, do Coordenador Regional Victor Shing, além das equipes multidisciplinares do projeto.
Os representantes do Instituto ASPA destacaram a importância do tripé de parceria entre o Poder Público, empresas com responsabilidade social e o Instituto, todos com compromissos duradouros para o bom desenvolvimento esportivo-educacional.
Nos eventos, foram realizadas as entregas dos uniformes aos participantes, um momento muito importante de integração entre os alunos e toda equipe responsável. O objetivo desta simbólica cerimônia de entrega das vestimentas é despertar o coletivismo, integrando todos os participantes como membros de um time, sentimento fundamental para o trabalho educativo desenvolvido durante todo o ano.
Veja um pouco mais do lançamento do projeto e como ele tem impactados os alunos e seus familiares nesse vídeo:
Os Temas Transversais constituem parte fundamental da nossa atuação, pois por meio deles nos comprometemos com uma educação circunscrita na esfera da cidadania, buscando proporcionar elementos que guiem os alunos na orientação, análise e crítica de ações pessoais e coletivas, direcionando seu exercício de cidadania.
Nosso objetivo é que nossos alunos expressem suas opiniões, fundamentem perguntas e respostas em situações cotidianas, promovendo um desenvolvimento crítico e social. Assim sendo, a abordagem é realizada de forma interdisciplinar, desenvolvendo, de maneira crítica, o conhecimento sobre Temas Transversais, ancorados no esporte educacional.
Mensalmente, as aulas abordam temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e estão relacionados a problemas comumente enfrentados pelos alunos. Além disso, também acontecem palestras a respeito do tema do mês.
A cada questão ou situação apresentada pelos educadores, os alunos são convidados a relacionar a prática do basquete com tais temáticas, consolidando um conhecimento ampliado, principalmente na esfera sócio-cognitiva e proporcionando uma visão de mundo mais ampla aos alunos. Além disso, interpelam a possibilidade de integração de valores e conteúdos aprendidos no basquete na vida em sociedade.
Mensalmente, os núcleos realizam um Festival de Basquete para que os alunos interajam com outras turmas e coloquem em prática tudo o que aprendem no dia a dia. A atividade também serve para avaliação do desenvolvimento físico, técnico e emocional dos participantes.
Os festivais acontecem sempre aos finais de semana e contam, também, com a presença das famílias. Divididos por faixas etárias, os alunos executam dinâmicas com circuitos, competições e atividades recreativas, contextualizando os temas transversais.
Também realizam jogos reduzidos, sendo 3×3, 4×4 ou 5×5, com muita diversão e interatividade, sempre respeitando os limites individuais de cada aluno e as características de desenvolvimento de cada idade.
Ouça como o Projeto Ídolo Social mudou a vida da nossa aluna Lorrana Strey do núcleo de Colatina:
Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.
Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.
Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.
No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.
Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.
No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.
Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.
Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.
Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.
No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.
Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.
No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.
Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos núcleos de Barueri, Osasco, Santa de Parnaíba e Votorantim desenvolveram um trabalho a partir do reaproveitamento de materiais.
Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, decidiram quais ações seriam realizadas. Entre as atividades executadas estiveram a confecção e personalização de vasos para plantas a partir de antigas bolas esportivas, distribuição de mudas de plantas para a comunidade local e a confecção de brinquedos a partir de materiais reaproveitados, como caixas de papelão e tampinhas de garrafas PET.
A missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e alertar para as questões de conservação do meio ambiente.
No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.
A Praia de Pontal do Ipiranga foi o local escolhido para a ação na cidade de Linhares. Os alunos do IAV participaram da atividade “Praia Limpa”, uma iniciativa da WEG, uma das patrocinadoras do projeto. A ação reuniu diretores da empresa, colaboradores e membros da comunidade local, com o objetivo de recolher resíduos da faixa de areia e promover a conscientização ambiental.
Já em Cachoeiro de Itapemirim, os alunos confeccionaram lixeiras para coleta seletiva, em uma ação que, além de incentivar a reciclagem de materiais, trouxe importantes discussões sobre consumo consciente e redução do lixo gerado. Outra iniciativa desenvolvida no núcleo foi a realização de reparos nas tabelas e aros utilizados durante as aulas no Ginásio do IBC.